Já pensou em ganhar dinheiro pela Internet? O empreendedorismo digital pode ser uma ótima opção!
Mas, afinal, do que se trata?
Empreendedorismo digital é uma atividade cada vez mais em expansão no Brasil. Em resumo, trata-se de um modelo de negócio digital sem a necessidade de espaço físico para trabalhar, porque isso envolve menos custos.
Para descobrir como funciona, na sequência, tipos e exemplos de empreendedorismo digital, confira o texto a seguir!
Índice do conteúdo:
O que é empreendedorismo digital?
Todos nós já fizemos compras virtuais ou tivemos contato com algum tipo de serviço online.
E graças ao empreendedorismo digital que a comercialização de produtos e serviços no meio virtual se tornou possível. Com ele, podemos comprar um produto e receber em casa de maneira virtual, como, assistir cursos ou palestras.
Em suma, o empreendedorismo digital é uma forma de empreender por meios virtuais.
E vale destacar que a operação pode funcionar de modo onlinel.
Mas também há a possibilidade de entregar produtos diretamente pela internet, no caso, infoprodutos.
Com a pandemia da Covid-19, a importância digital aumentou significativamente. Diante disso, percebe-se que essa forma de empreender vem alcançando muito mais pessoas.
Já que começar um negócio digital exige um esforço menor, além de um capital social também menor.
Como funciona o empreendedorismo digital no Brasil?
Com as novas demandas no mercado de trabalho, cada vez mais brasileiros apostam em negócios virtuais para ampliar sua fonte de renda.
Dessa forma, o empreendedorismo digital se tornou uma ótima aposta. Como dito anteriormente, o empreendedorismo digital funciona pela internet e, a partir dela, utiliza-se dos canais digitais para conquistar sua audiência.
Basicamente, funciona conforme o tipo de negócio. Caso seja uma loja de roupas, por exemplo, precisará de um site, sistema de pagamentos, além de um sistema de gestão das vendas e estoque.
Para aqueles que queiram vender cursos online, devem decidir qual plataforma irá usar ou, ainda, criar uma plataforma própria, que pode ser mais caro que a estrutura original, além de, é claro, definir o conteúdo.
Tipos de empreendedorismo digital
Há diversos tipos de negócio online, dentre as principais podemos destacar: blogs, sites e cursos online.
Para saber em quais categorias de empreendedorismo você se encaixa, veja os exemplos a seguir:
- E-commerce: destaca-se a venda online de produtos, também conhecidas como lojas virtuais;
- Marketing de Afiliados: venda de produtos de terceiros, a qual o empreendedor recebe uma comissão pela venda de produto ou serviço;
- Produção de conteúdo: o principal objetivo nessa categoria de empreendedorismo é criar conteúdos para informar sua audiência, dessa forma, monetizar o trabalho via Ads Sense ou publicidade privada. Aqui, se destacam podcasts, blogs e sites de notícias;
- Infoprodutos: e-books, cursos e apostilas cujo objetivo seja educar o público sobre determinado assunto;
- Influenciador digital: pessoas com audiência nas redes sociais criam parcerias com marcas, apresentando produtos e serviços para seu público. Além disso, também pode ganhar uma porcentagem pela venda conforme o tipo de acordo feito com a marca;
- Consultoria: especialistas oferecem auxílio e orientação a empresas à distância;
- Aplicativos: pessoas criam softwares para aparelhos celulares móveis;
- Jogos: nesse nicho, criam-se jogos para computadores, celulares e videogames.
Existem diversas possibilidades para quem quer empreender online. Para isso, basta escolher aquela que melhor se encaixa às suas necessidades e menor investimento inicial.
Quais são as vantagens do empreendedorismo digital?
Ser um empreendedor digital pode ser uma tarefa desafiadora, mas muito também lucrativo .
Primeiramente, trata-se de um mercado promissor que cresce cada vez mais. Então, as oportunidades de crescimento a longo prazo são muito maiores.
Começar um negócio digital também exige um investimento inicial menor se comparado a uma empresa física. Há casos de empresas que iniciaram apenas digitalmente e se transformar em grandes negócios, por exemplo, a empresa Me Poupe!.
A independência para fazer o seu próprio horário de trabalho é outro benefício lembrado por especialistas do mercado financeiro, além de possuir poder de decisão, algo pouco comum trabalhando como CLT.
Enfim, o grande alcance dos mercados digitais e sua capacidade de expansão são os pilares que garantem inúmeras vantagens para um negócio de sucesso e com grande crescimento .
Exemplos de empreendedorismo digital
Com as novas tecnologias e inúmeras pessoas acessando a internet, o número de possibilidades de empreendedorismo online aumentou muito.
Diante disso, existem inúmeros casos de sucesso que devem ser conhecidos, sejam eles:
- Jeff Bezos: fundador da Amazon, o e-commerce com maior receita do mundo. No segundo trimestre de 2021, a Amazon obteve um aumento de 48,21% em relação ao mesmo período do ano anterior, transformando o empresário no homem mais rico do mundo;
- Mark Zuckerberg: famoso por criar a rede social Facebook, cravou seu nome na mídia de maneiras positivas e negativas. No entanto, seu caráter genial de empreender é inegável;
- Reed Hastings: fundador da Netflix, o maior serviço de streaming do mercado não poupou esforços para compreender seu público e se tornar reconhecido;
- Romero Rodrigues: um dos principais empreendedores digitais nacionais e um dos fundadores do Buscapé, o site de comparação de preço mais usado no país.
Esses são os exemplos de empreendedorismo que devem servir como guias para, assim, provar ser possível ter sucesso com boas ideias no mercado digital, mesmo com baixo investimento inicial.
Caso queira investir nesse ramo, pesquise, invista e tenha esses nomes como exemplo.
O que você precisa para ser um empreendedor digital?
Trabalhar com empreendedorismo digital exige uma série de aptidões para gerenciar um negócio.
Mas, na prática, quais seriam essas aptidões?
Primeiramente, ter habilidades com as ferramentas virtuais ou contratar colaboradores com expertise.
Além disso, para criar negócio digital de sucesso é imprescindível elaborar um plano de negócios, ter conhecimentos financeiros e de gerenciamento de empresas.
Ademais, conhecer o mercado e as suas tendências a médio e longo prazo.
Empreendedores digitais também devem possuir persistência, organização financeira e coragem para se arriscar. No geral, essas características farão total diferença para um negócio digital.
Conclusão
Nesse texto, vimos o conceito de empreendedorismo digital, tipos e suas vantagens.
Investir em um empreendimento digital pode ser uma excelente opção para quem deseja possuir maior liberdade. Investimento inicial reduzido e lucros significativos em meio a um mercado promissor.
Caso esteja pensando em se tornar um empreendedor digital, essa pode ser uma excelente opção!
Espero ter ficado claro para você, e se você quiser saber alguma maneira de começar um negócio aqui na internet, fiz um artigo falando sobre isso.
Para acessar o artigo é só CLICAR AQUI. e tenha acesso ao curso agora.
No inicio também tinha muitas dúvidas sobre o mercado digital, então, fiz um curso que me ensinou tudo sobre o negócio online.
Esse curso me ensinou tudo o que é necessário para ter um negócio bem estruturado aqui na internet.
Se quiser saber mais sobre o curso que eu fiz, CLIQUE AQUI. e acesse agora
Espero ter te ajudado de alguma maneira. Se tiver alguma dúvida pode deixar aqui nos comentários que eu respondo.
Até o próximo artigo! Um forte abraço.
0 Comentários